×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42

Terça, 28 Novembro 2017 17:10

Solenidade comemora duas décadas da Faculdade de Agronomia e Veterinária da UnB

As duas décadas de criação da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília foram comemoradas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta terça-feira (28), durante sessão solene no plenário da Casa, por iniciativa do deputado Joe Valle (PDT), que parabenizou a instituição pela sua atuação nos planos educativo e econômico. "As ações empreendidas pela FAV contribuem para o aumento da produtividade agrícola e pecuária do DF e Entorno", elogiou o parlamentar.

Durante a solenidade foi lembrado que diversos profissionais que atuam em órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF foram graduados pela UnB. Também se destacou a importância do antigo Departamento de Engenharia Agronômica (EAG), do qual se originou a FAV, na resistência à ditadura militar.

Participaram da homenagem, além de estudantes dos dois cursos, representantes de diversas instituições como o Conselho Regional de Medicina Veterinária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e Emater, além do secretário de Agricultura do DF, Argileu Martins da Silva; a diretora da FAV, professora Simone Perecmanis; e a reitora da UnB, professora Márcia Abrahão.

História – A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB substituiu o antigo Departamento de Engenharia Agronômica (EAG), que funcionava desde 1966 e pertencia à Faculdade de Tecnologia. A criação do curso de Medicina Veterinária, em 1996, impulsionou a criação da FAV, por meio de resolução do Conselho Universitário da UnB.  Atualmente, a FAV possui 88 professores e 75 técnico-administrativos do quadro permanente.

 O curso de Agronomia tem desenvolvido um papel importante no desenvolvimento agronômico, econômico e social do DF e Entorno, pois muitos agrônomos da EMATER, SEAGRI, MAPA e EMBRAPA se graduaram pela UnB. Também temos agrônomos na Câmara Legislativa e na Câmara Federal.

Sobre o curso de Medicina Veterinária e os Programas de Pós-Graduação em Ciências Animais e Saúde Animal, também tem exercido grande relevância na produção pecuária e a saúde de animais de companhia, de produção e animais silvestres no DF e Entorno, com a atuação de seus docentes junto ao Hospital Veterinário da UnB, com os laboratórios de diagnóstico da FAV.

Aliado ao desenvolvimento econômico proporcionado pela atuação de seus docentes e ex-alunos, estudos em sanidade animal e em zoonoses vem sendo realizados na FAV pelos docentes e estudantes do curso de medicina veterinária com o intuito de conhecer patógenos e doenças comuns no Cerrado.

O curso de Gestão do Agronegócio Noturno, inaugurado em 2010, vem atuando com o estudo das cadeias produtivas de produtos agropecuários no DF, a elaboração de projetos agrícolas, a implantação, operação e melhoria de sistemas das cadeias produtivas agrícolas e agroindustriais, os sistemas integrados de bens e serviços agrícolas, envolvendo recursos humanos, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e insumos agrícolas.

Compõe a proposta do curso a ênfase na gestão pública de interesse nos negócios e sistemas agroindustriais, considerando a sua importância no âmbito global e em destaque o Distrito Federal. Tais elementos abrem uma excelente perspectiva para a atuação de profissionais na área de Gestão de Agronegócios, lhes permitindo atuar crítica e criativamente na identificação e resolução de problemas do setor.

Também é importante ressaltar a interdisciplinaridade da temática em formação, quando voltada para o conhecimento de aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e humanistas, relacionados às atividades do agronegócio local, nacional e global, em atendimento às demandas da sociedade.

Fotos do evento >> https://www.flickr.com/photos/joevalledeputado/albums/72157690229369735

Vídeo >> https://www.facebook.com/JoeValleOficial/videos/1391134350985204/