Terça, 27 Fevereiro 2018 14:53

CLDF presta contas à comunidade de Taguatinga sobre demandas da população

A Câmara Legislativa do Distrito Federal esteve no dia 26, na cidade de Taguatinga, para prestar contas sobre as demandas apresentadas pela comunidade em junho do ano passado, durante sessão ordinária itinerante do projeto Câmara em Movimento. O presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), apresentou as respostas obtidas junto aos órgãos do governo e encaminhou as soluções possíveis para cada caso. "Em certas demandas, conseguimos resultados satisfatórios, mas nem sempre é possível alcançar a solução ideal. É o papel da Câmara Legislativa fazer a mediação entre a população e o governo, mas por causa de disputas político-partidárias algumas ações só começaram a andar agora", explicou o presidente.

Durante a sessão ordinária itinerante realizada na cidade em junho foram identificadas dez demandas principais para Taguatinga, que foram discutidas com o governo e líderes comunitários em duas reuniões públicas e em uma comissão geral realizada na sede do Legislativo local, na semana passada. A construção de uma creche para atender os moradores da QNL, classificada como demanda número um da cidade, foi respondida pela administradora regional de Taguatinga, Karolyne Guimarães, que assegurou que o governo está realizando licitação para construir três centros de educação para a primeira infância na QSE/QSF, Setor J Norte e Setor L Norte.

A possibilidade da criação de uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher foi negada pela Secretaria de Segurança Pública, que alega não dispor de servidores suficientes para viabilizar uma nova delegacia. Dada a dificuldade em atender a demanda da cidade, foi sugerida a criação de um espaço humanizado nas delegacias existentes, tendo como projeto piloto uma delegacia da cidade. "Diante da impossibilidade de criação de uma nova delegacia específica, nós disponibilizamos uma emenda ao orçamento para criação do espaço com pessoal qualificado para atender as mulheres vítimas de violência", afirmou Joe Valle, citando também iniciativas para ampliar o horário de atendimento nas delegacias para esse tipo de ocorrência.

Sobre a requalificação do Taguacenter e do Mercado Norte, o deputado Joe Valle relatou que o governo interrompeu a elaboração do projeto de revitalização por encerramento de contrato. O presidente informou que a Câmara Legislativa vai monitorar a retomada do projeto de revitalização e informará a população sobre o seu andamento.

A ampliação do quadro de médicos do Hospital Regional de Taguatinga também foi uma das exigências da comunidade, que recebeu como resposta da Secretaria de Saúde que desde janeiro de 2017 foram contratados 17 novos médicos para a unidade. A secretaria também informou que está trabalhando atualmente na reforma da sala de quimioterapia parenteral da farmácia antineoplásica e que está um curso um processo para a reforma do ambulatório de pediatria, oftalmologia e nenonatologia, com previsão para conclusão do certame licitatório em meados deste ano. "Fizemos visitas técnicas ao hospital e enviamos ofícios à Novacap. A Câmara Legislativa apresentou R$ 4 milhões em emendas orçamentárias para efetivar a obra", informou Joe Valle.

O alargamento da avenida Samdu, demandado pela população, também foi discutido na reunião de prestação de contas do Câmara em Movimento. Segundo a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) não há possibilidade de realização da obra, mas o governo informou que vai realizar obras de requalificação e de melhorias de acessibilidade.

"Precisamos de um projeto de longo prazo para a cidade. O modelo de gestão precisa ser modificado com urgência. É importante que a população participe de audiências realizadas na Câmara Legislativa e que pressione seus deputados para atender as demandas da comunidade", observou o presidente. E completou: "É fundamental a aproximação entre o Executivo, o Legislativo e a população para que os problemas que enfrentamos sejam realmente solucionados".

Com informações da CLDF.

Assista a prestação de contas: https://www.facebook.com/JoeValleOficial/videos/1474229176009054/