Quarta, 28 Fevereiro 2018 11:29

CLDF presta homenagem às vítimas do holocausto

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará nesta quarta-feira (28), às 19 horas, no Plenário, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lembrado sempre no dia 27 de janeiro. A iniciativa conta com o apoio da Embaixada de Israel e tem por objetivo destacar a importância do ensino do Holocausto para as gerações futuras e alertar sobre qualquer manifestação de incentivo à perseguição, ao ódio, preconceito e à violência.

A data, instituída pela ONU, faz referência à liberação, pelas tropas soviéticas, do Campo de Concentração e Extermínio Nazista Alemão de Auschwitz em 1945 e foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O tema deste ano é Lembrança do Holocausto e Educação: Nossa Responsabilidade Compartilhada. A ideia é destacar a dimensão universal do Holocausto e incentivar a educação sobre a tragédia para que as futuras gerações rejeitem firmemente todas as formas de racismo, violência e antissemitismo.

Exposição

Além da sessão solene, a Câmara abrigará no foyer do plenário a exposição “Além do Dever”– Diplomatas reconhecidos como Justos entre as Nações”, produzida pelo Yad Vashem (Museu do Holocausto de Israel) e apoiada pela Embaixada de Israel no Brasil. 

A entrada para ambos os eventos é gratuita. Segundo a organização, "a iniciativa é dedicada aos justos entre as nações e aos sobreviventes do Holocausto, cuja coragem e resiliência nos inspiram".